Milla

Os números de Alice

In Filme 3D on 14/03/2010 at 13:23

Segundo o site National Public Radio “números” é o ingrediente secreto do escritor Lewis Carroll. Pouca gente sabe é que Carroll, o qual se chamava na verdade Charles Dodgson, era professor de matemática em Oxford. Sendo assim o livro é cheio de lições de álgebras. Ahm?! Eu explico: Várias partes do livro, retratam na verdade o período de transformações dentro da matemática do século XIX. Muito conservativo, Dodgson (ou Carroll, como preferirem), não estava gostando nada da introdução dos X e Y para representação de valores desconhecidos. Ele defendia que a matemática deveria continuar pura, dentro da geometria, como há mais dois mil anos, nos tempos de Euclides. O site diz ainda que a notícia de que Carroll era um matemático pode surpreender muitos, mas que todo matemático tem conhecimento dessa revelação bombástica (esse bombástico é por minha conta pra dar um toque brasileiro sensacionalista). E além disso uma estudante de Oxford escreveu uma dissertação analizando o livro,  e identificou numorosas alusões matemáticas nele. A matéria pode ser lida na íntegra em inglês aqui.

Interessante é ressaltar que um matemático conservador conseguiu revolucionar a literatura, criando um livro onde verdade e fantasia se misturam de tal forma que é quase impossível distinguí-las. O próprio Tim Burton declarou em entrevista publicada pela folha de São Paulo que a obra de Carroll é tão subversiva que se tivesse sido escrita hoje, provavelmente teria sido banida, ou no mínimo jamais teria sido considerada literatura infantil. Para Burton ainda, essa fronteira entre realidade e ficção está cada vez menos evidente através da Internet. Para os que se interessarem, a entrevista na íntegra pode ser encontrada aqui.

Com matemática ou sem matemática, o fato é que a versão 3D de Tim Burton tem liderado as bilheterias americanas. Somente no primeiro fim de semana o filme rendeu US$ 116,3 milhões de dólares, batendo assim um recorde no cinema 3D, em contrapartida, Avatar faturou “apenas” US$ 77 milhões no final de semana de estréia. Qual será o segredo de Tim Burton? Talvez um pouco de esquisitisse, Johnny Depp, Helena Bonham Carter (esposa de Burton, que também é conhecida pelos fãs de Harry Potter como Bellatrix Lestrange), a novata Mia Wasikowska, a moda do 3D e a matemática do Carroll, que apesar de conservadora, não deixa de ser atual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: