Milla

Bigelow e a Big Vitória

In Cinema e Mulher, Oscar on 12/03/2010 at 10:50

A vitória de Kathryn Bigelow no último domingo a consagrou como a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor filme na história da Academia. Mas contentem-se com as comemorações girls.
Eu li uma matéria do Blog do O Globo, Bonequinho – que aliás recomendo pela forma coerente e simples que os autores o escrevem – na qual eles postaram sobre duas ONGs que defendem a mulher no cinema. Curiosa como eu sou eu dei uma googlada e achei os site delas para quem tiver interesse. Vale a pena conferir.  Women in Film e Women Make Movies.
Essas ONGs desenvolvem vários projetos desde apoio a produção cinematográfica feitas por mulheres como concursos, não apenas na área da direção, como atuação, maquiagem, figurino e por aí vai.
Segundo elas a participação das mulheres no mercado cinematográfico vem caindo drasticamente. No ano de 2009 de todas as produções de Hollywood, a participação das mulheres foi de apenas 30%. Além disso, apesar de a academia ter premiado uma mulher, existe a aposta que isso só tenha acontecido por ela ter desenvolvido um filmes para “machos”. Filmes feitos para mulheres na maioria das vezes nem entram na disputa.
Mas mesmo assim, a vitória de Bigelow é um excelente ponto de partida para que o movimento feminista também ganhe os bastidores, e as telas do cinema. Não acham?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: